Absurdo - Religiões de matriz africana sofrem perseguição em comunidades cariocas

Infelizmente a intolerância religiosa ainda é uma triste realidade que insiste em se fazer presente dentro da nossa sociedade. A falta dos sentimentos de fraternidade e união ainda imperam entre alguns homens, sempre revestidos de muito orgulho e egoísmo. No entanto, não devemos recuar diante desse absurdo que testemunhamos quase que diariamente. Todos os irmãos de bom senso, de todas as religiões, credos e filosofias, devem nesse atual momento por que passa o nosso país, unirem-se e recrutar energias, seja em oração ou em ação de paz, pelos legais e iguais direitos de manifestação religiosa. Façamos isso, ou estaremos sujeitos a execração pública como há 2000 anos, onde nossos precursores cristãos eram atirados aos leões ou queimados vivos, simplesmente pela sua escolha em seguir o Cristo. A matéria abaixo, publicada no site da vice.com, esclarece de maneira primorosa o que vem ocorrendo em alguns Estados brasileiros e principalmente no Rio de Janeiro.


Por Brian Mier - Fotos Matias Maxx| Vice Brasil | Rio de Janeiro

Despejos e Violência: Por Dentro da Guerra Evangélica Contra as Religiões de Matriz Africana no RJ

Estudo aponta existência de 847 terreiros no estado, dos quais 430 sofreram atos de discriminação e 132 foram atacados; "há pastores evangélicos convertendo líderes do tráfico e os usando para expulsar os terreiros", diz antropólogo.

Recentemente, uma bomba foi jogada dentro de um terreiro em Porto Alegre.
Não foi um evento isolado. Ataques contra praticantes das religiões de matriz africana estão aumentando em todo o país. Uma das situações mais graves acontece no Rio de Janeiro, onde, em muitas favelas, igrejas evangelizaram os chefes do tráfico e os pressionam a acabar com terreiros e outras manifestações da cultura afro-brasileira nessas comunidades. Um estudo da PUC-Rio e do governo do estado aponta a existência de 847 terreiros no Estado. Desse montante, 430 sofreram atos de discriminação e 132 já foram atacados por evangélicos.

Certa noite, eu estava em um baile funk, dentro de uma comunidade controlada pelo tráfico, cercado por pessoas bêbadas e chapadas. Em determinado momento, a música parou para deixar um pastor evangélico subir no palco e liderar milhares de pessoas em uma oração. Eu pensei: se o candomblé é, como muitos evangélicos acreditam, “coisa do capeta”, por que eles deixam o funk rolar livremente nas comunidades controladas pelo tráfico evangelizado, com seus fuzis norte-americanos com os adesivos de “soldado de Cristo”? Por que o funk, com suas letras elogiando álcool e violações dos 10 mandamentos, com seu tamborzão, ritmo que traz elementos do candomblé, não só é tolerado como, às vezes, parece ser encorajado por certas figuras religiosas?

Procurando uma resposta para estas perguntas, parti para um terreiro que existe há mais de 50 anos na Baixada Fluminense a fim de falar com Adailton Moreira, antropólogo e um dos líderes do movimento contra a intolerância religiosa. Sentamos debaixo de uma árvore no quintal cercado de estátuas e imagens históricas da cultura ioruba, e ele começou falar.

“A intolerância tem uma base forte de racismo. Grande parte dos seguidores das religiões de matriz africana é de negros, mulheres, pobres, gays, lésbicas – ou seja, tudo que a sociedade eugênica burguesa elitista neste país não gosta. E existem, de fato, pastores evangélicos convertendo atuais líderes do tráfico e os usando para expulsar os terreiros das comunidades. Tem muitos lugares hoje, como Maré e Jacarezinho, onde o pessoal nem pode usar um incensador. O Estado é completamente omisso. Eu trabalhei na pesquisa da PUC, e a maioria dos praticantes das religiões de matriz africana no estado nos contou que passou por constrangimentos - a violência física, material e imaterial contra eles está aumentando. E não é só nos terreiros: o samba e o jongo também estão desaparecendo nas comunidades. Pouquíssimas comunidades ainda têm jongo. No interior do estado, os quilombolas estão todos sendo evangelizados. Isso é tirar a alma deles, como fizeram com os índios no passado. É um projeto de colonização moderna.”

“E o funk,” perguntei, “por que ele é tolerado? Será que, na cabeça dos pastores evangélicos, é mais fácil lidar com ele porque ele pertence ao diabo, enquanto o candomblé representa outra forma de interpretar o mundo, fora do conceito cristão do universo?”

“Funk não é uma religião, tem outro apelo cultural e político que as religiões de matriz africana não podem ter com o tráfico. E tem um grande projeto econômico atrás dessas ações de arrebanhar fiéis e de promover salvação. Milagres acontecem, mas tudo em uma organização econômica muito perversa.”

Parti para a Maré, conjunto de 16 comunidades com 130 mil habitantes, onde ouvi dizer que só sobrara um terreiro. Procurei Carlos, ex-traficante evangélico e líder comunitário, para ouvir outra opinião sobre o assunto. Após encontrá-lo na Favela Nova Holanda, ele me deu uma carona para a Praça do Forró do Parque União, onde há vários bares e restaurantes excelentes. Paramos ao lado de um córrego, e eu perguntei por que não tem mais terreiros na Maré. “Não acontece em todos os lugares, mas eu sei que tem algumas comunidades onde o tráfico realmente expulsou os terreiros”, ele falou, “como no Morro do Dendê. Vinte anos atrás, você via muitos chefes de tráfico usando guia, seguindo orixás - eles gostavam muito do Zé Pelintra. Mas chegou um tempo em que parece que não estava dando resultado. É tudo o mesmo Deus, certo? Oxalá é o mesmo Deus dos cristãos, mas acho que ficou mais simples para muita gente só rezar para um. Acho que, para os pobres e negros nas favelas, seguir a religião evangélica tem mais sentido hoje em dia, e o candomblé virou outra tradição negra que se elitizou - hoje em dia, é mais a classe média que curte.”

“E os bailes,” perguntei, “por que um evangélico vai deixar um baile acontecer, com tantas músicas que falam sobre temas como promiscuidade e violência?”

“O baile é uma tradição que vem de muitos anos atrás, antes da chegada da religião. E ele traz lucro para o tráfico, claro. Às vezes, durante o baile, eles tocam louvores, ou vem uma fala de cinco minutos de um pastor. Às vezes, o baile, o tráfico e a religião viram uma coisa só. Ninguém tira o espaço do outro.”

Se ninguém tira o espaço do outro, entra a parceria econômica de funk, drogas e religião. Não pode dizer a mesma coisa para manifestações afro-brasileiras, como o candomblé, que existem há bastante tempo neste país, quando comparadas às igrejas evangélicas. Se o processo de conversão é uma coisa natural, por que se precisa de violência? Por que o Jardim Vale do Sol, terreiro em Duque de Caxias, foi atacado por evangélicos oito vezes? Será que, por causa de algumas pessoas, isso também faz parte de um projeto econômico?

Matéria originalmente publicada no site da Vice Brasil

No vídeo abaixo, pastor evangélico (atualmente preso por estupro), pára um baile funk para fazer seu culto.


Fonte:http://www.vice.com/pt_br/read/despejos-e-violencia-por-dentro-da-guerra-evangelica-contra-as-religioes-de-matriz-africana-no-rj




Um comentário:

  1. Todos os segmentos religiosos devem ser respeitados, todos os praticantes devem ter sua integridade protegida pela Justiça e amparada pela Lei, porque a liberdade religiosa é sagrada. No entanto rituais macabros de oferendas de animais, de sacrifício de seres inocentes que não são voluntários para a morte, NÃO. Em nome de tradições seculares não se deve continuar barbarizando com animais, muito mais importantes do que paredes, teto e chão de qualquer templo. Prioridade são vidas, injustificável a matança, inconcebível o sangue derramado das criaturas que Deus permitiu convivessem com humanos para a evolução e aprendizado, não para serem torturadas e mortas. Na condição de espécie considerada superior, cabe-nos conduzir os animais no nosso caminho comum, sem arrancar-lhes a cabeça em nome das divindades, pois suas vidas inocentes clamarão contra seus assassinos, ainda que animais tenham sido mortos sobre altares de pedra ou em qualquer outro local “sagrado”. Religiões devem ser respeitadas mas não se pode assinar embaixo daquela que deseja continuar a prática primitiva, obsoleta e bárbara de ofertar cadáveres em troca de favores porque vidas de qualquer espécie não são moeda de troca e nem Oxalá se deixa barganhar. “Misericórdia quero e não sacrifício” é tão importante quanto o “Não matarás” que não excetuou nenhum ser vivo desse mandamento divino, NENHUM.

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