As Glândulas Tireoide e Paratireoide

1. A GLÂNDULA TIREOIDE [CASA DO CRESCIMENTO]

A glândula tireoide localiza-se na base do pescoço, frente à traqueia, e abaixo do pomo de Adão. Tem forma de borboleta. Cada asa corresponde ao lobo da tireoide presente em ambos os lados da traqueia.

1.1 OS HORMÔNIOS TIREOIDIANOS – T3 E T4

A função desta glândula é produzir, armazenar e liberar hormônios tireoidianos na corrente sanguínea. Estes hormônios, também conhecidos com T3 e T4, agem em quase todas as células do corpo. 

A produção da quantidade de hormônios tireoidianos é controlada por outra glândula chamada pituitária ou hipófise. Outra parte do cérebro, o hipotálamo, ajuda a hipófise enviando informações e esta, por sua vez, controla a tireoide, formando assim uma rede de informações ininterrupta. A tireoide, a hipófise e o hipotálamo trabalham juntos no controle da quantidade de hormônios tireoidianos. 

Estes órgãos trabalham de forma similar ao termostato, que controla a temperatura de uma casa. Se não há quantidade suficiente, a hipófise libera mais hormônio estimulante da tireoide (TSH), que indica à tireoide que deve produzir mais hormônio. Se os níveis de hormônio estão dentro dos valores normais, a hipófise diminui a produção de TSH a seus valores normais.

1.2 A TIROXINA

A tireoide segrega o hormônio tiroxina. A tiroxina contém iodo e regula o metabolismo basal ou o índice de oxidação celular, em outras palavras, o metabolismo do oxigênio.

A hiposecreção da tiroxina pode resultar em:

a- Bócio simples [dilatação da tireoide, resultante da carência de iodo na dieta]. Sais minerais de iodo são encontrados naturalmente em certos alimentos, como couve, agrião, etc. Quando a alimentação é deficiente em sais de iodo, a tireoide cresce exageradamente.

b- Mixedema na fase adulta e cretinismo na infância. Ambos têm sintomas como retardamento físico e mental e metabolismo anormal.

A hipersecreção da tiroxina pode causar o bócio exoftálmico ou bócio tóxico [inchaço da garganta, elevação da taxa de metabolismo e glóbulos oculares proeminentes]. O bócio tóxico resulta de um tumor na tireoide e seus sintomas são os mesmos do exoftálmico, com exceção dos glóbulos oculares protuberantes.

1.3 AS GLÂNDULAS PARATIREOIDES

São quatro pequenas glândulas do tamanho de uma ervilha, localizadas no lado interno da tireoide. Segregam o paratormônio, que controla o metabolismo de minerais como o cálcio e o fósforo.

O hormônio das paratireoides regula a assimilação de cálcio e fósforo pelo organismo. A insuficiência desse hormônio causa contrações musculares. O excesso pode provocar descalcificação acentuada nos dentes e ossos.

1.4 HIPOSECREÇÃO E HIPERSECREÇÃO DO PARATORMÔNIO

A hiposecreção de paratormônio resulta na queda do índice de concentração do cálcio no sangue. Este estado é conhecido como tetania e causa cãibras e espasmos musculares.

A hipersecreção de paratormônio faz com que o cálcio seja extraído dos ossos e lançado na corrente sanguínea. Este estado, conhecido por osteíte fibrosa, pode levar a profundas alterações na estrutura óssea, deformidade do esqueleto e depósito de cálcio nos rins.

EXERCÍCIOS ESPECÍFICOS PARA A TIREOIDE E PARATIREOIDE

EXERCÍCIO 1 [Movimento do Pescoço da Tartaruga]
Glândulas Tiroíde e Paratiroídes - Exercício 1

♦ Em pé, tronco ereto, projete a cabeça para baixo, esticando o queixo ao máximo e mantendo-o esticado. Depois, leve a cabeça para cima e para trás. Ensaie algumas vezes até aperfeiçoar o movimento.

♦ Procure fazer um movimento circular, primeiro para frente algumas vezes e, depois, no sentido contrário.

♦ Apoie o queixo no peito, projetando o queixo para baixo. Em seguida, vá projetando a cabeça para a frente.

♦ A seguir, levante a cabeça devagar, sempre projetando o queixo para frente e continue o movimento circular levando vagarosamente a cabeça para trás. Ao apertar o queixo contra o pescoço e projetar o queixo para a frente, você estará produzindo uma excelente massagem na tireoide.

♦ Faça o mesmo movimento circular, partindo do queixo projetado para cima, com a cabeça erguida, e vá lentamente abaixando-a, até encostar o queixo no peito. Prossiga erguendo a cabeça e retome o movimento.

EXERCÍCIO 2 [Massagem direta com os dedos]

Glândulas Tiroíde e Paratiroídes - Exercício 2

♦ Com os dedos, localize o início do osso da clavícula, logo abaixo do pescoço.

♦ Coloque seus dedos polegar, indicador e médio logo acima deste ponto localizado (início do osso da clavícula), de modo que a tireoide fique entre os dedos e massageie ao redor da glândula com suaves movimentos circulares [ver fig.].

♦ Faça a massagem em 3 pontos: 1- bem embaixo, próximo às clavículas, 2- dois dedos mais acima e 3- próximo ao Pomo de Adão.

EXERCÍCIO 3 [Mãos apoiadas nas coxas inclinando a cabeça para trás]

Glândulas Tiroíde e Paratiroídes - Exercício 3

♦ Pernas separadas na largura de seus ombros (mais ou menos) e flexionadas. Apoie suas mãos nas coxas, abaixando o tronco e procure não empinar o quadril.

♦ Inicie um movimento suave com a cabeça, inclinando-a para trás e para cima e depois volte com a cabeça para o centro.

♦ Faça na medida do seu conforto.

EXERCÍCIO 4 [Movimento circular com atenção na Tireoide]

Glândulas Tiroíde e Paratiroídes - Exercício 4

♦ Em pé, tronco ereto, inicie um pequeno movimento circular com a cabeça. Faça o movimento circular iniciando à direita e depois inverta o movimento iniciando à esquerda.

♦ A seguir, repita o movimento concentrando a atenção na tireoide, como se a movesse através da atenção.

FINALIZAÇÃO [Visualize as 3 glândulas e incline o tronco]

Glândulas Tiroíde e Paratiroídes - Exercício 5

♦ Visualize os pontos onde estão localizadas as 3 glândulas – pineal, hipófise e tireoide.

♦ Incline o tronco para frente e para baixo procurando sentir estes 3 pontos. Coloque sua atenção simultânea nas 3 glândulas.

♦ Abaixe o tronco vagarosamente começando pela cabeça – relaxe, tire a tensão das pernas e fique assim por algum tempo. Depois, suba lentamente, primeiro o tronco e por último o pescoço.

Esta glândula é muito delicada e pode se mostrar arredia ao toque no início, mas corresponde ao toque feito com suavidade e afeto.

Fonte:http://www.ogrupo.org.br/glandula_tireoide_paratiroides.asp

Convite:
Todas as segundas-feiras, das 18h45 às 19h30, a Escola Gurdjieff São Paulo oferece um ciclo de estudos gratuito, que conjuga exposição de idéias com práticas de meditação. Participe!

Escola Gurdjieff São Paulo
Rua Augusta, nº 2327, Edificio 1
São Paulo - SP
Tel: (11) 3864-1670
(Situada a 500 metros da estação de metrô Consolação na avenida Paulista)



2 comentários:

  1. Devemos tomar cuidado. Não há recomendações p massagear tireoide. Pelo contrário. Isso pode gerar uma tiroidite. E não se sabe quais consequências se o paciente tiver um tumor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Agradecemos o seu comentário. Será bastante útil aos nossos leitores. Fique em Paz.

      Excluir

Agradecemos a sua participação!