O mundo necessita como nunca de orar

A sociedade terrena enfrenta momentos conturbados em que a intolerância, a violência e a corrupção atingiram níveis alarmantes. Os recentes debates que presenciamos na campanha presidencial deste ano foram uma pequena amostra disso, o que, no entanto, não constitui privilégio nosso, pois é o que acontece no mundo todo, sem nenhuma exceção.

“Hoje, mais do que nunca, a prece é uma necessidade inelutável na vida de homens e povos. É a falta de intensidade no sentimento religioso que acabou por trazer o mundo às bordas da ruína.”

As palavras acima, que continuam atuais, foram escritas há mais de 70 anos e, curiosamente, não saíram do lápis de um sacerdote ou de um teólogo, mas de um médico, laureado com o Prêmio Nobel de Medicina de 1912 – dr. Alexis Carrel, que se notabilizou por suas experiências sobre enxerto de tecidos e de órgãos e sua sobrevida fora do corpo, bem como por suas obras filosóficas, dentre as quais se destaca O homem, esse desconhecido, best-seller na América do Norte em 1935.

Seu alerta acerca da prece veio à luz por intermédio de um artigo publicado na revista Seleções do Reader’s Digest de fevereiro de 1942.

Eis alguns tópicos do artigo a que nos referimos:

A prece marca com os seus sinais indeléveis as nossas ações e conduta.

A oração é uma força tão real como a gravidade terrestre. A influência da prece sobre o corpo e sobre o espírito humano é tão suscetível de ser demonstrada como a das glândulas secretoras.

Muitos enfermos têm-se libertado da melancolia e da doença graças à prece. É que, quando oramos, ligamo-nos à inexaurível força motriz que aciona o universo e, no pedir, nossas deficiências humanas são supridas e erguemo-nos fortalecidos e restaurados.

Não devemos, no entanto, invocar Deus tendo em vista meramente a satisfação dos nossos desejos. Maior força colhemos da prece quando a empregamos para suplicar-lhe que nos ajude a imitá-lo.

Toda vez que nos dirigimos a Deus, melhoramos de corpo e de alma. Não tem, porém, sentido orar pela manhã e viver como um bárbaro o resto do dia.

Hoje, mais do que nunca, a prece é uma necessidade inelutável na vida de homens e povos. É a falta de intensidade no sentimento religioso que acabou por trazer o mundo às bordas da ruína.

Segundo relato de Neio Lúcio em seu livro Jesus no Lar, obra psicografada por Chico Xavier, conta-se que Jesus, instalado provisoriamente na casa de Pedro, perguntou ao conhecido discípulo:

— Simão, que faz o pescador quando se dirige para o mercado com os frutos de cada dia?

O apóstolo pensou alguns momentos e respondeu, hesitante:

— Mestre, naturalmente, escolhemos os peixes melhores. Ninguém compra os resíduos da pesca.

Jesus sorriu e perguntou, de novo:

— E o oleiro? que faz para atender à tarefa a que se propõe?

— Certamente, Senhor, modela o barro, imprimindo-lhe a forma que deseja.

O Amigo Celeste, de olhar compassivo e fulgurante, insistiu:

— E como procede o carpinteiro para alcançar o trabalho que pretende?

O interlocutor, muito simples, informou sem vacilar:

— Lavrará a madeira, usará a enxó e o serrote, o martelo e o formão. De outro modo, não aperfeiçoará a peça bruta.

Calou-se Jesus por alguns instantes, e aduziu:

— Assim, também, é o lar diante do mundo. O berço doméstico é a primeira escola e o primeiro templo da alma. A casa do homem é a legítima exportadora de caracteres para a vida comum. Se o negociante seleciona a mercadoria, se o marceneiro não consegue fazer um barco sem afeiçoar a madeira aos seus propósitos, como esperar uma comunidade segura e tranquila sem que o lar se aperfeiçoe? A paz do mundo começa sob as telhas a que nos acolhemos. Se não aprendemos a viver em paz, entre quatro paredes, como aguardar a harmonia das nações? Se não nos habituamos a amar o irmão mais próximo, associado à nossa luta de cada dia, como respeitar o Eterno Pai que nos parece distante?

Jesus relanceou o olhar pela sala modesta, fez pequeno intervalo e continuou:

— Pedro, acendamos aqui, em torno de quantos nos procuram a assistência fraterna, uma claridade nova. A mesa de tua casa é o lar de teu pão. Nela, recebes do Senhor o alimento para cada dia. Por que não instalar, ao redor dela, a sementeira da felicidade e da paz na conversação e no pensamento? O Pai, que nos dá o trigo para o celeiro, através do solo, envia-nos a luz através do Céu. Se a claridade é a expansão dos raios que a constituem, a fartura começa no grão. Em razão disso, o Evangelho não foi iniciado sobre a multidão, mas, sim, no singelo domicílio dos pastores e dos animais.

Simão Pedro fitou no Mestre os olhos humildes e lúcidos e, como não encontrasse palavras adequadas para explicar-se, murmurou, tímido:

— Mestre, seja feito como desejas.

Então Jesus, convidando os familiares do apóstolo à palestra edificante e à meditação elevada, desenrolou os escritos da sabedoria e abriu, na Terra, o primeiro culto cristão no lar.

Com efeito, os séculos avançaram e hoje, com fundamento em inumeráveis exemplos, podemos afirmar que o Evangelho no Lar e a prática constante da oração podem, sim, contribuir de forma decisiva para que nós e o nosso mundo trilhemos caminhos diferentes, compatíveis com o que Deus seguramente espera de seus filhos.

Editorial - O Consolador




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradecemos a sua participação!