O que é Reiki?

É um sistema de cura natural que, através da imposição das mãos, canaliza a energia superior, buscando o reequilíbrio integral do ser.

Reiki é uma técnica de cura através da imposição das mãos. Ela é considerada uma terapia alternativa, que pode ser aliada a qualquer outra técnica ou tratamento. É também independente de religião ou filosofia.
No final do século XIX, Mikao Usui, um monge japonês que estudava as religiões, procurava compreender o método de cura que Jesus e Buda utilizavam. Pesquisou durante anos a respeito, chegando inclusive a aprender chinês e sânscrito.

De volta ao Japão, após percorrer a China, a Índia e os Estados Unidos pesquisando, Mikao Usui encontrou a resposta que procurava em alguns pergaminhos, escritos em sânscrito por um monge.

Porém, mesmo acreditando ter as respostas teóricas sobre o método de cura pelas mãos, Usui ainda não sabia como por em prática a técnica. Foi então quando ele resolveu entrar em um período de meditação e jejum de 21 dias. Na manhã do vigésimo primeiro dia, através da clarividência, ele viu luzes que se manifestaram formando os símbolos do Reiki. Mikao Usui obteve a certeza de ter resgatado a técnica milenar de cura pelas mãos.

Para propagar tal conhecimento peregrinou por vários lugares e deixou como Mestre e sucessor Chujiro Hayashi. Assim, o Reiki foi se expandindo, embora no ocidente tenha chegado em meados de 1970 e ao Brasil em 1982.

Atualmente, a técnica não é aceita pelo Conselho Regional de Medicina. Apenas no EUA é reconhecida pela Organização Mundial de Saúde, como um complemento alternativo. Aqui no Brasil, ainda permanece no anonimato para muitos, embora aos poucos esteja conquistando um bom espaço entre o público.

Até onde conhecemos sobre Espiritismo, Kardec nunca falou de forma direta sobre o Reiki, porém, poderíamos encarar a energia Rei como sendo o Fluido Universal.

O que diz O livro dos Espíritos

Podemos ler na questão 27 "Haveria, assim, dois elementos gerais do universo: a matéria e o espírito?" A resposta foi: "Sim, e acima de tudo Deus, o Criador, o Pai de todas as coisas. Deus, espírito e matéria são o princípio de tudo o que existe, a trindade universal. Mas ao elemento material é preciso acrescentar o fluido universal, que faz o papel de intermediário entre o espírito e a matéria propriamente dita, muito grosseira para que o espírito possa ter uma ação sobre ela. Ainda que sob certo ponto de vista se possa incluí-lo no elemento material, ele se distingue por propriedades especiais. Se o fluido universal fosse matéria, não haveria razão para que o espírito não o fosse também. Ele está colocado entre o espírito e a matéria; é fluido, como a matéria é matéria; suscetível, por suas inumeráveis combinações com ela e sob a ação do Espírito, de poder produzir uma infinita variedade de coisas das quais conheceis apenas uma pequena parte. Esse fluido universal, primitivo, ou elementar, sendo o agente que o espírito utiliza, é o princípio sem o qual a matéria estaria em perpétuo estado de dispersão e nunca adquiriria as propriedades que a força da gravidade lhe dá."

Logo em seguida, é perguntado: "Seria esse fluido o que designamos sob o nome de eletricidade?". Os espíritos então respondem: "Dissemos que ele é suscetível de inumeráveis combinações; o que chamais fluido elétrico, fluido magnético, são modificações do fluido universal, que é, propriamente falando, uma matéria mais perfeita, mais sutil e que se pode considerar como independente".

A energia Ki

Com relação à energia Ki, também chamada de Chi, pelos chineses e Axé, na umbanda e no candomblé, podemos compará-la ao Princípio Vital. Vejamos o que diz Kardec em um comentário após a questão 67: 

"O conjunto dos órgãos constitui uma espécie de mecanismo que recebe um estímulo de atividade íntima ou princípio vital que existe neles. O princípio vital é a força motriz dos corpos orgânicos. Ao mesmo tempo que o agente vital estimula os órgãos, a ação deles mantém e desenvolve a atividade do agente vital, quase do mesmo modo como o atrito produz o calor".

O que dizem os terapeutas

No momento da aplicação, o corpo do condutor absorve a energia que existe em tudo o que há no universo, sem se contaminar, porque nesse momento, o condutor entra em um estado mais elevado, simplesmente pelo fato de estar canalizando.

O mestre em Reiki, Sandro Donizete A .Ferreira, criador da Sociedade de Reiki Mikao Usui, conheceu o Reiki dentro de um centro espiritualista, onde trabalhava como médium passista, através de uma senhora que aplicava a terapia dentro do próprio centro. "Quando eu recebi o Reiki, me senti maravilhado, vi muitas cores. Então resolvi aprender".

Sandro salienta que em uma cura prânica ou em um passe magnético, o trabalhador acaba transmitindo a sua energia Ki (energia vital) e se naquele dia aconteceu algo que a tenha abalado, será passado, até mesmo sem querer, o Ki negativo, havendo desgaste energético entre os dois.

Fala-se, a partir desses princípios, que reside aí a diferença entre os passes espíritas e o Reiki. A energia Rei não permite que a Ki venha a desequilibrar, tanto o que aplica a terapia como aquele que a recebe.

O artista plástico e mestre em Reiki, Mário Diniz, diz também que o exercício constante do Reiki, opera maravilhas, tranquiliza, cura, transforma completamente a vida das pessoas. Tanto é verdade que durante seus cursos, Mário relata diversos casos de sucesso. Um, entre centenas deles, é o de uma senhora de 90 anos, que se encontrava internada em estado grave devido a um problema circulatório. Seus rins, estavam quase em estado de falência, além de outros problemas de saúde causados pela idade. Após receber permissão da família, a senhora começou a receber o tratamento de Reiki à distância (nos centros espíritas costuma-se fazer vibrações para necessitados que encontram-se distantes). Tempos depois, os médicos deram alta, dizendo que "ela era realmente forte". Mistérios para medicina, mas fato conhecido pelos reikianos.

O paciente pode receber o Reiki como forma de tratamento, pessoalmente ou até mesmo à distância, pela mentalização por meio de uma foto do paciente ou o nome e endereço. Durante a aplicação podem surgir alguns sintomas tais como; choro, coriza, distúrbio intestinal ou estomacal, suor etc, promovendo uma desintoxicação no paciente.

Formas de recepção

A técnica pode ser passada do mestre ao aprendiz através da iniciação. De acordo com a escola tradicional de Reiki Mikao Usui, há quatro estágios ou níveis no aprendizado:

Nível I – o aluno será desperto, conhecendo as suas possibilidades, potencialidades e terá uma maior consciência de si próprio. Através do toque, em si mesmo ou nos outros, a pessoa age no processo de cura ou auto-cura de doenças físicas.

Nível II – o iniciado receberá três mantras (sons ou palavras que possuem determinada qualidade vibratória) e três yantras (símbolos arquetípicos), permitindo a cura à distância, no passado ou no futuro, rompendo até mesmo determinados bloqueios cármicos.

Nível III – O aluno recebe mais um mantra e um yantra , permitindo trabalhar grande número de pessoas, estados, países, etc, além de receber o alinhamento de cura.

Nível IV – Mestrado, que habilita ensinar a técnica para todas as pessoas, ou seja, ministrar cursos.

O Reiki nos centros espíritas

Nosso objetivo, com esta matéria, não é fazer com que os centros espíritas abandonem a aplicação de passes magnéticos e espirituais e comecem a aplicar o Reiki, assim como não achamos certo as pessoas pararem de fazer o tratamento médico convencional. Apenas colocamos o Reiki como uma alternativa, uma ferramenta a mais de que dispomos para o tratamento e cura das doenças que atingem a humanidade.

Os espíritas, com sua doutrina livre de dogmas, têm o dever de analisar tudo sob a luz do espiritismo, cabendo a cada um, o direito de escolher como auxiliar de forma mais eficaz os necessitados, tendo como parâmetro de conduta, o exemplo vivo de nosso Mestre Jesus.

Por Érika Silveira
Fonte: Artigo publicado na Edição 09 da Revista Cristã de Espiritismo




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradecemos a sua participação!