Os Chakras (Estudo Aprofundado - Fonte: Umbanda com Amor)

Os Chakras

INTRODUÇÃO

O termo chakra, etimologicamente provem do sânscrito e significa "roda" ou "círculo".

Chakras são centros de energia que estão intimamente ligados ao nossos corpos físico, energético, vital, astral, e espiritual. Estão situados em lugares de confluência de um determinado tipo de energia que nos permitem manter o equilíbrio em todos os níveis.

Fala-se normalmente de sete chakras mas estes são apenas os principais, existindo em maior número os chakras secundários espalhados pelo corpo. Os sete principais são enumerados de baixo para cima e situam-se conforme a figura. Para que o corpo encontre o seu equilíbrio é necessário que todos estes centros se encontrem bem desenvolvidos sem vazios ou lacunas, ou exacerbações. Os chakras não devem ser tratados isoladamente, pois estão initimamente ligados uns aos outros. É neste sentido que se devem "alinhar" os chakras.

A cura é um processo fabuloso. Para alcança-la nada mais eficiente que o auto-conhecimento, onde podemos incluir o conhecimento das estruturas sutis do ser humano que são a causa da maioria dos problemas vivenciados pelo corpo físico do qual somos portadores.

Assim, torna-se necessário conhecer um pouco mais sobre os centros energéticos denominados chakras que podem influenciar positiva ou negativamente em nossa saúde.

Com o material que segue, que nada mais é do que uma coletânea de informações, não pretendo ensinar, mas simplesmente colaborar para que você encontre uma maneira eficaz de tratar a si mesmo e aos outros. Lembre-se que traz em seu coração a energia suprema do AMOR e que ela, somente ela, é capaz de operar as curas e as modificações que você busca para restabelecer sua saúde.

Nosso desejo sincero é que você encontre no texto a seguir, a certeza de que fomos criados saudáveis e perfeitos e, que por algumas razões criamos em nós, estados temporários chamados doenças. Tais estados podem ser revertidos desde que tenhamos força de vontade, Amor e paciência.

Que Deus lhe abençoe para o conhecimento da Verdade dos seres humanos.

OS CHAKRAS

Antes de "ter" um corpo, o homem "é" uma fração infinitesimal da consciência universal, uma centelha divina que ao encarnar recebe o nome de alma.

Durante sua escalada evolutiva a centelha divina encontra as energias específicas para sua manifestação na matéria. Tais energias são denominadas tattwas que significa uma emanação da consciência divina. Os tattwas são em número de cinco e representam os cinco elementos: o éter, o ar, o fogo, a água e a terra. A alma, consciência divina propicia a coesão dos tattwas por meio de pontos focais que recebem o nome de chakras, palavra sânscrita que significa roda.

Os chakras são estruturas energéticas oriundas de fontes superiores com aparência de flores girando constantemente. A velocidade desse movimento vai indicar o grau de evolução da criatura. Além disso os chakras mais próximos da energia do cosmo tem, normalmente, velocidade maior que a dos chakras que se ligam com maior intensidade às energias telúricas, que vem da Terra.

Localizam-se no duplo etérico e são responsáveis pela recepção e distribuição das energias mentais, astrais e etéreas de acordo com a necessidade do ser. Os chakras são capazes de alterar nossos humores e comportamentos pelas influências hormonais uma vez que estão intimamente ligados à estrutura celular e ao sistema endócrino do homem.

A captação das energias alimentadoras dos chakras é efetivada pela rede de finos canais de matéria energética sutil chamados pelos iogues de nádis que dão ao duplo etérico a aparência de uma grade colorida. Segundo os ensinamentos iogues, existem 72 mil nádis ou canais etéreos na anatomia sutil dos seres humanos. Os nádis são, portanto, os condutos da força vital de terapia vibratória. Dentre os 14 nádis maiores, três são de alcance fundamental: Sushumna, Pingala e Ida, sendo que todos os nádis estão subordinados ao canal central, Sushumna, do chakra básico para o chakra coronário. Esse canal central parece atravessar a coluna vertebral onde circula o líquido cérebro espinhal.

No ensinamento oriental, os nádis do corpo físico ou nádis grosseiros são as veias, as artérias e nervos.

Pelo que podemos observar, é de suma importância o estudo e a compreensão da rede dos nádis e dos chakras para o tratamento eficiente dos bloqueios energéticos que podem resultar em problemas físicos e emocionais.

Os principais chakras são em número de sete, os quais serão estudados a seguir. Mas reservamos capítulo a parte para os 21 chakras menores (Não incluído no presente trabalho


O SISTEMA DOS SETE CHAKRAS

Sistema Endócrino e Sistema dos Sete Chakras.

7 - Chakra Coronário (Sasharara/O Lótus das mil pétalas )

Cor : Violeta
1000 pétalas
Energia: Essência Divina
Atributo: Fortaleza
Atividade: em estado positivo gera paciêcia, em negativo gera ira.
 
Situa-se no alto da cabeça,como uma coroa. Está ligado à glândula pineal, que é responsável pela produção da melatonina, substância reguladora do sono. É o portal da espiritualidade, por onde nos ligamos ao universo. Rege o cérebro.
Qualidades: sabedoria, discernimento, iluminação, consciência cósmica, lucidez, perspicácia, humildade.

Distorção: feitiçaria, magia negra, mente limitada, falta de discernimento, ignorância, orgulho, indolência, etc.

Mantra: AUM

Apresenta as vibrações da linha de Oxalá. (Umbanda)

No topo da cabeça, possui 960 raios, com uma flor central de 12 pétalas. De cores variadas e altíssima velocidade em sua rotação, é sede da consciência, centro da união divina.

Os chakras são degraus energéticos. À medida que vamos subindo, chegando ao chakra da coroa, o nível de vibração aumenta. Por meio do chakra coronário, chegamos aos mais elevados níveis de meditação.

Associada ao sétimo chakra, está a glândula pineal que tem por atividade receber as energias dos chakras e distribuí-las na função celular de todo o sistema endócrino.

Sobre os aspectos positivos e negativos do desenvolvimento do chakra da coroa, Patrick Drouot explica:

"O sétimo chakra, chakra dos místicos, pode ser também o dos esquizofrênicos. É um chakra ligado à iluminação. Segundo Ronald Laing, o pai da antipsiquiatria, os místicos e os esquizofrênicos se encontram no mesmo oceano (líquido encefalorraquidiano?). Mas lá onde o místico nada, o esquizofrênico naufraga. O místico é pois capaz de apreender e gerar visões do após-vida, de entrar em estados de felicidade de Samadhi e de união, enquanto o esquizofrênico ignora o que lhe acontece. Ele está aqui e ao mesmo tempo do ouro lado. Qualifica-se de delírio místico a desregulagem do sétimo chakra que tem necessidade de ser regulado da mesma forma que sua glândula endócrina correspondente, a epífise ou ainda a glândula pineal."

O Uso das Cores Para a Cura

O violeta apresenta a mais alta taxa de vibração no espectro das sete cores. Trata-se da cor dos imperadores e da realeza. O branco simboliza tanto a inocência quanto a perfeição. É a cor da página em branco, da criança sem experiência, da noiva virginal, mas também a cor do iniciado superior refletindo a pureza que advém da inocência depois da experiência. O dourado simboliza a energia do sol e de tudo o que é sagrado. É a cor do metal mais precioso, que também simboliza a pureza. Por vezes é considerado a cor do princípio masculino, mas no chakra da coroa deveria ser compreendido como algo que integra a sabedoria equilibrada e perfeita.

O violeta é uma cor da purificação - visualizá-lo no chakra coronário ajudará a eliminar as impurezas do campo energético. O branco e o dourado ajudam a estimular o contato com o seu Eu superior e com os seus mentores.

6 - Chakra Frontal (Ajná/O chakra do Comando, O Terceiro Olho)

Cor : Azul índigo
2 pétalas
Energia: O poder oculto da palavra
Atributo: Respeito
Atividade: em estado positivo gera firmeza, em negativo gera leviandade.

Localizado entre as sombrancelhas, em cima da raiz do nariz. Está ligado à glândula pituitária (hipófise), que é responsável pela segregação da endorfina (hormônio que causa sensação de bem-estar). É a porta do discernimento, da intuição, da imaginação, do conhecimento e da percepção. Rege os olhos e a memória.

Qualidades: integridade, visão, verdade, visão divina, generosidade, abundância, compartilhar.

Distorção: insuficiência, falta, pobreza espiritual, ingratidão, cobiça, ganância, inveja, ciúme.

Mantra: OM NAMAHA

Apresenta as vibrações da linha das Águas.

O chakra frontal localiza-se entre as sobrancelhas e possui 96 raios. Também é descrito como tendo duas pétalas, uma branca e uma negra, representando as duas asas do caduceu, o bastão de Hermes, o atributo do terapeuta. As cores observadas são rosa e amarelo de um lado e azul e roxo do outro.

É ligado a glândula pituitária ou hipófise que tem função coordenadora de todas as outras glândulas endócrinas. Deste modo o chakra frontal desempenha papel importantíssimo na vigília espiritual e em toda a química do corpo. Quando bem desenvolvido possibilita a clarividência e os poderes da psicometria.

A ligação do chakra frontal é mais intensa com o corpo mental superior. Corpo da inspiração que dá origem às idéias antes de tomarem forma. É o plano dos seres arcangélicos: Miguel, Uriel, Rafael e Gabriel.

O Uso das Cores Para a Cura

O índigo é uma cor cuja percepção e descrição nos é difícil de descrever. Trata-se de uma cor intensa, à vezes quase negra, mas sempre apresentando uma tonalidade vermelha. Aprender a diferenciar o índigo é, em si mesmo, um bom exercício para desbloquear e ativar o chakra da fronte.
Use o índigo para treinar a percepção; o turquesa para a lucidez e o malva para ajudar no sistema hormonal.

5 - Chakra Laríngeo (Visuddha/O grande purificador)

Cor : Azul
Elemento Éter
16 pétalas
Energia: Poder supremo
Atributo: Entendimento
Atividade: em estado positivo gera esperança, em negativo gera receio

Situa-se na garganta. Está ligado às glândulas tireoide e paratireoide, que regulam o metabolismo do corpo. É por onde flui a inspiração, criatividade, comunicação e a expressão com o mundo. Rege o pescoço e os ombros.
Suas qualidades: poder, vontade divina, proteção, honestidade, perfeição, fé, coragem, justiça, determinação divina, liderança serva, valor.

Distorção: imperfeição, desobediência, fraqueza, covardia, dependência, manipulação psíquica, magia negra.

Mantra: OM HAM NAMAHA

Apresenta as vibrações da linha do Oriente e Yori (crianças). (Umbanda)

O chakra da garganta possui dezesseis raios nas cores azul-claro, turquesa, lilás e prateado brilhante.

O chakra do coração é um lugar de encontro e de fusão das energias que fluem descendo do chakra da coroa e das energias que sobem do chakra da raiz, ao passo que o chakra da garganta funciona como uma passagem. O sistema dos sete chakras é subdividido em dois grupos que apresentam ação recíproca, e o chakra da garganta faz parte dos dois. Na qualidade de um dos cinco chakras inferiores, ele se relaciona com um elemento, com uma idade de desenvolvimento e com um sentido. Como o primeiro dos três chakras superiores, ele se relaciona com a expressão transpessoal e com o Eu superior, o espírito e a alma.

Quando os três chakras superiores estão abertos e se mostram desenvolvidos e equilibrados, costuma-se ter uma percepção mais apurada da necessidade de servir a humanidade, sem viver em isolamento. Serviços prestados à coletividade tornam-se uma parte necessária e intrínseca do desenvolvimento e da percepção da pessoa.

Este chakra, simbolicamente, governa a pessoa dos 28 aos 35 anos de idade. A pessoa motivada por este chakra dorme em torno de seis horas, mudando de lado.

A responsabilidade deste chakra está relacionada à expressão das comunicações espirituais. Já sua ligação glandular se faz com as glândulas tireoide localizadas na garganta.

A ligação com os corpos sutis é mais intensa com o corpo mental inferior que apresenta uma textura nas mesmas cores do chakra laríngeo. Quando das comunicações de mentores, os corpos mentais do médium e do espírito comunicante se encontram tornando possível o repasse da mensagem por meio de palavras. Se houver uma interação ainda maior, envolvendo os chakras cardíaco e frontal, as comunicações serão mais claras e precisas.

A paratireoide está contida na própria tireoide e secreta um hormônio que conserva os níveis adequados de cálcio no sangue. A atividade muscular de todos os tipos, incluindo o funcionamento do coração, depende dos níveis corretos de cálcio no plasma sanguíneo.

Crianças que não apresentam um bom funcionamento da tireoide sofrem de idiotia pois que esse hormônios são essenciais para o desenvolvimento do intelecto.

O Uso das Cores Para a Cura

Toda a gama do azul, desde o mais fraco até o mais escuro, afeta o chakra laríngeo. O mais recomendado para a cura é o azul do lápis-lazúli. Turquesa e água-marinha são em especial, úteis no aumento da capacidade de comunicação diante de grandes grupos. Os professores, escritores e profissionais da mídia podem se beneficiar, usando roupas com essas tonalidades e meditando sobre essas cores. A cor prateada também fortalece o chakra da garganta, e sempre deveria ser visualizado quando ocorrem infecções na garganta. Todas essas cores afetam a tireoide e paratireoide.

4 - Chakra Cardíaco (Anahata/O som não produzido, Invicto, Inviolado)

Cor : Verde
Elemento Ar
12 pétalas
Energia: Poder do conhecimento
Atributo: Sabedoria
Atividade: em estado positivo gera humildade, em negativo gera soberbia.

Localizado na região do tórax entre a quarta e a quinta vértebra. Está associado com a glândula timo (responsável pelo funcionamento do sistema imunológico) chakra do centro do coração. Energias de abundâncias e todas as energias recebidas através do 1º e 2º chacras são utilizadas neste centro em energia de amor. Rege o pulmão, coração, braços e mãos.

Qualidades: amor, compaixão, caridade, abnegação, beleza, criatividade, conforto.

Distorção: desamor, egoísmo, feiúra, discórdia, atrito, sensualidade, desunião.

Mantra: OM YAM NAMAHA

Apresenta as vibrações da linha de Xangô. (Umbanda)

Localiza-se na região do coração físico mais próximo do centro do peito. Pode-se dizer que seja o equilíbrio entre os três chakras que se localizam acima dele e os três da parte inferior do corpo. Seu elemento é o ar e apresenta-se com 12 raios ou pétalas de um amarelo brilhante.

Diz-se que no coração encontra-se o antílope que é o símbolo mesmo do coração, muito aberto, muito sensível e muito inspirado. Um indivíduo ligado ao quarto chakra entra numa vibração de compaixão, de desprendimento, de sabedoria e de amor incondicional. Os apegos aos prazeres terrestres, honras e humilhações, não o preocupam. Portanto, vive em harmonia com os mundos interior e exterior.

Dos 21 aos 28 anos, o ser estará mais ligado ao quarto chakra pois este seria o período de seu desenvolvimento.

A ligação glandular aqui se faz com o timo. Ele faz parte do sistema linfático, situado abaixo da tireoide e das glândulas paratireoides. Em seu livro "Cura Espiritual e Imortalidade", Patrick Drouot explica:

"A atividade tímica e o funcionamento de nosso sistema de defesa imunológica são objeto de atenção considerável, especialmente com o drama da AIDS que destrói os leucócitos e também as células cerebrais humanas, causando deficiência imunológica, demências e outras desordens neurológicas. Já que uma percentagem de pessoas soropositivas não desenvolve a AIDS e só manifesta leves sintomas, pode-se deduzir daí que o corpo tem provavelmente mecanismos de proteção natural. Mais uma vez, agindo com técnicas mentais, terapias vibratórias, dedos de luz, arcos de luz, focalizando-os em certas pétalas do quarto chakra e agindo também sobre o tattwa correspondente ao nível etéreo e astral, é provavelmente possível influenciar a timosina, um hormônio complexo sintetizado pela glândula timo. Trata-se obviamente de uma hipótese que resta demonstrar no plano científico.

Os linfócitos T produzem moléculas do tipo hormonal chamadas linfocinas que atacam todo invasor. Uma dessas moléculas é chamada interferon, composto utilizado com algum sucesso contra a proliferação das células cancerosas.

Elevando-se graças à vibração do quarto chakra, é possível dominar a arte da língua, a poesia e o verbo. O ser começa a dominar seu eu obtendo sabedoria e força interior. A energia Ying/Yang se equilibra. Um ser centrado segundo o chakra Anahata começa a evoluir além dos limites de seu ambiente para tornar-se autônomo; sua vida de torna então uma fonte de inspiração para os outros."
A pulsação do chakra do coração saudável é a mesma pulsação dos batimentos cardíacos constantes. Esse ritmo de pulsação é universal, e quando o chakra está equilibrado, estamos em paz com os outros e com o ambiente.

O Uso das Cores Para a Cura

O verde-primavera cura a dor causada pelo fato de a pessoa ser muito vulnerável à vida, e ajuda a abrir o chakra cardíaco quando ele se tornou "endurecido" por experiências emocionais destrutivas.

O rosa proporciona uma sensação de brandura e transmite consolo às pessoas cujos entes queridos retornaram ao mundo espiritual. O rosa-ametista fortalece o chakra do coração no caso de a pessoa ter passado por doenças que causam debilidade física ou por situações de tensão. Ele equilibra a pressão sanguínea.

3 - Chakra do Plexo Solar ou Umbilical (Svasdisthana/A cidade da Joia)

Cor : Amarela
Elemento Fogo
10 pétalas
Energia: Poder do pensamento criador
Atributo: Justiça
Atividade: em estado positivo gera generosidade, em negativo gera egoísmo.

Situa-se na região lombar, acima do umbingo. Correspondente ao plexo solar e está ligado ao pâncreas. Sua função é a vontade e o poder. É o centro que reúne informações, sentimentos e percepções e depois os espalha e movimenta por todo o corpo. Por este chakra fluem as energias emocionais. Rege o sistema digestivo, fígado, baço, estômago e intestino delgado.
Qualidades: liberdade, transmutação, misericórdia, justiça, integridade, tolerância, diplomacia.
Distorção: Servidão, cativeiro, intolerância, maldições, bruxaria, mau uso da ciência sagrada, crueldade.

Mantra: OM VAM NAMAHA

Apresenta as vibrações da Linha de Ogum. (Umbanda)

Possui dez raios ou pétalas que variam do vermelho ao esverdeado. Trata-se do centro da vontade ou do ego inferior. Ligado ao sistema digestivo à assimilação dos alimentos e dos nutrientes. A assimilação deve ser compreendida num sentido mais amplo que inclui a assimilação mental e psicológica do conhecimento e da experiência.

É também ligado ao elemento fogo, à visão e às energias psíquicas. Sendo assim, a pessoa que tem esse plexo desenvolvido terá maior sensibilidade para perceber as intenções dos outros, sejam boas ou ruins.

O desenvolvimento desse chakra produz uma independência maior e irá coincidir com a adolescência.

O chakra umbilical relaciona-se com o corpo astral, de estrutura bem mais sutil que o duplo etérico e ligado essencialmente às emoções.

Indivíduos dominados pelo terceiro chakra combaterão pelo poder pessoal e pelo reconhecimento não se importando com aqueles que poderão perder com seus ganhos. Dormirá de seis a oito horas, de costas.

Quando esse chakra apresenta um funcionamento insatisfatório, o indivíduo tende a ficar preso numa rotina inapropriada e a ser incapaz de perceber o modo pelo qual poderá realizar a mudança criativa em sua vida.

Já o equilíbrio desse terceiro chakra é o dom, isto é, servir sem esperar recompensas. E, o indivíduo que estiver com o chakra umbilical equilibrado terá alegria e paixão de viver.

O Uso das Cores Para a Cura

O amarelo claro é a cor da mente. Trata-se de uma cor útil para usar quando se realiza algum tipo de trabalho ou estudo que envolva a memorização dos fatos. Pastas, acessórios ou lâmpada amarela no local de trabalho ou escrivaninha auxiliam na eficiência.

Para se transmitir a energia de cura ao chakra umbilical, o dourado e o rosa são as melhores cores. O dourado deve ser visualizado na forma da luz do sol pura e branda. A luz do sol verdadeira no chakra umbilical pode ajudar no metabolismo, na visão e em todos os sentidos do bem-estar do corpo físico.
O rosa transmite a suavidade que o chakra umbilical também exige.

2 - Chakra Sacro ou Esplênico (Manipura/Morada do Prazer)

Cor : Laranja
Elemento Água
6 pétalas
Energia: Poder da vontade
Atributo: Conselho
Atividade: em estado positivo gera prudência, em negativo gera arrebatamento

Localiza-se na raiz dos orgãos genitais, 4 dedos abaixo do umbigo. Está ligado às gônodas (glândulas sexuais). Sua energia está relacionada com o prazer físico, sexual, alegria e a criatividade. Energias primárias como a paixão fluem através deste chakra. Rege os rins, sistema reprodutor, sistema circulatório e bexiga.

Qualidades: liberdade, transmutação, misericórdia, justiça, integridade, tolerância, diplomacia.

Distorção: Servidão, cativeiro, intolerância, maldições, bruxaria, mau uso da ciência sagrada, crueldade.

Mantra: OM VAM NAMAHA

Apresenta as vibrações da linha de Oxóssi. (Umbanda)

O segundo chakra possui seis raios revelando as cores roxo, azul, verde, amarelo, alaranjado, vermelho-forte e rosa.
O chakra esplênico localiza-se na região correspondente ao baço físico e está intimamente relacionado a circulação sanguínea. Disfunções nesse chakra podem gerar anemias e até mesmo a leucemia. É também responsável pela vitalização do duplo etérico enquanto o chakra básico está mais relacionado ao corpo físico.

Uma criança com a idade de oito a 14 anos está motivada pelo segundo chakra, dormirá entre oito a dez horas em posição fetal. Já adaptada ao mundo físico (função do primeiro chakra) a criança começa a sair do círculo familiar e a fazer amizades. Desejos e fantasias surgem da necessidade do espírito de sair do corpo podendo gerar uma fuga da realidade.

Os anos de desenvolvimento desse chakra são aqueles em que há uma descoberta e uma exploração da individualidade. Essa fase pode ser tanto fascinante quanto cansativa para pais e mestres. A criança necessita de limites, mas também de flexibilidade. Os padrões de comportamento, os gestos repetidos e a rotina ajudam a conservar certa base de segurança. Esta fomenta a capacidade de ver a vida como uma aventura emocionante de descobertas.

A repressão, os traumas e os conflitos durante este estágio de desenvolvimento apresentam efeitos de longo alcance e deixam marcas que custam a desaparecer. O chakra esplênico conserva energias particularmente vitais para a vida. Ele se liga diretamente ao chakra da garganta, que é o centro da expressão. Quando o fluxo entre esses dois centros é insuficiente, é difícil desempenhar um papel gratificante na vida; entretanto em virtude da sua vitalidade, o chakra esplênico apresenta um grande potencial de cura, tanto para si mesmo como para o ser como um todo. A pessoa que consegue o desenvolvimento positivo desse chakra torna-se um excelente terapeuta produzindo curas extraordinárias.

Algumas obras consideram como o segundo chakra, o sacro, localizado dois dedos abaixo do umbigo.

O chakra esplênico está intimamente relacionado aos fenômenos mediúnicos. É também um grande captador do prana rosa - prana da vitalidade. Pessoas desvitalizadas têm comprometido esse chakra, sendo necessária sua harmonização. Em casos de obsessão do tipo vampirismo, esse é o chakra mais afetado.

Uso das Cores Para a Cura

O laranja nas suas tonalidades mais vívidas por vezes é sentido como enervante e conflituoso. Nesse caso, o âmbar e o dourado deveriam ser usados nas visualizações e na cura do chakra esplênico. Nos períodos de convalescença, quando a pessoa se sente cansada ou apenas precisa de certo estímulo em termos de energia, visualizar a luz laranja fluindo para o chakra esplênico é muito eficaz. Usando elementos da cromoterapia percebe-se que para auxiliar as pessoas desvitalizadas pode ser útil colocar uma tigela com laranjas em determinado cômodo ou um vidro âmbar ou laranja pendente de uma janela atravessada pela luz do sol.

1 - Chakra Básico ou Genésico (Muladhara/Raiz, Base, Fundamento)

Cor : Vermelha
Elemento Terra
4 pétalas
Energia: Fogo serpentino regenerador
Atributo: Pureza
Atividade: em estado positivo gera castidade, em negativo gera luxúria

Situa-se na base da espinha dorsal, entre os genitais e o ânus (cóccix). Está ligado às glândulas supra-renais, que segregam a adrenalina. Está relacionado com a vontade de sobreviver, a relação com o próprio corpo e com a terra. Rege as pernas, os pés, os ossos e o intestino grosso. As energias ligadas à segurança física, mental e emocional entram por este chakra.

Qualidades: pureza, ordem, disciplina, excelência, moral, ética, fidelidade.

Distorção: Imperfeição, imoralidade, descontrole, individualismo, solidão, anarquia.

Mantra: OM AIM NAMAHA

Apresenta as vibrações da linha dos Pretos Velhos. (Umbanda)

Esse primeiro chakra é responsável pela vitalidade e pela manutenção dos aspectos sólidos do corpo. É também fonte do fogo serpentino ou Kundalini. Localiza-se na base da coluna vertebral, tem quatro pétalas e é visualizado na cor vermelha.

O chakra básico ou raiz, representa a manifestação da vida física. Portanto, do 1º ao 7º ano de vida a criança deve aprender a enraizar-se estabelecendo-se nas leis de seu mundo e aprendendo a regular suas vontades de comer e de beber, a fim de criar um comportamento adaptado a sua identidade terrestre.
Esse chakra se relaciona com a juventude, a ilusão, a cólera, a avareza e a sensualidade. Pessoas vivendo motivadas pelo chakra básico tem um comportamento violento ligado à insegurança e chegam a dormir 10 a 12 horas sobre o estômago. São normalmente materialistas e pragmáticas.

O chakra básico está relacionado com as glândulas supra renais, cujos hormônios são parte essencial de manutenção da vida no corpo.

As gônadas são a ligação glandular para o chakra raiz. São os testículos no homem e os ovários na mulher. Fazem parte do sistema endócrino, células secretoras com capilares nas regiões adjacentes ligadas pelo tecido conjuntivo. A glândula pituitária às vezes é chamada de "glândula mestra". Ela poderia ser considerada como a regente de uma orquestra glandular. Ao seu "comando", os hormônios são secretados dos testículos e dos ovários. Aqui, há uma relação óbvia com a fertilidade e com o desempenho, com os impulsos e com os instintos sexuais. A secreção das gônadas assegura que os processos naturais - tais como a puberdade - aconteçam normalmente, no momento apropriado. Quando há disfunção nesses aspectos do crescimento, o trabalho específico com o chakra raiz ajudará uma vez mais no processo de cura.

Uso das Cores Para a Cura

Embora um chakra da raiz saudável possa ser observado em cores vermelhas muito brilhantes, nos processos de cura as tonalidades brilhantes devem ser utilizadas com reservas. O mais simples e o mais eficaz exercício visual de cura para cada chakra é imaginar as cores "familiares" do chakra fluindo nas pétalas a fim de o abastecer. No chakra da raiz o melhor é utilizar os tons mais suaves de vermelho e para as pessoas muito sensíveis a esta cor, o recomendável são os tons de marrom e a cor de malva, ou ainda, o verde. Sabemos que cada cor tem seu complemento, e o verde é o complemento do vermelho.

Algumas considerações sobre a confusão que fazemos em relação ao chakra esplênico (baço) e o chakra do baixo ventre.

O chakra gênito-urinário é conhecido por vários nomes, dependendo da doutrina ou movimento espiritualista que o mencione:

Sânscrito: "Swadhistana" ("Morada do Prazer");

China (Taoísmo): "Tan Tien inferior" ("esfera do elixir interior");

Japão: "Hara" ("Parte inferior da barriga");

Ocidente: "Sacro" ou "Chakra do baixo ventre" ou "Chakra sexual".

Na verdade, a função desse chakra ultrapassa em muito a função genital. Ele também controla as vias urinárias e as gônadas (glândulas endócrinas: testículos no homem; ovários na mulher) e é responsável pela vitalização do feto em formação (função essa que divide com o chakra básico). Aliás, a ligação desse dois chakras é estreita demais. Isso se deve ao fato de que parte da energia kundalini é veiculada do básico para dentro do chakra sacro. É por esse fator que alguns tibetanos consideram esses dois chakras como um único centro.

Devido à sua intensa atuação energética na área genital, o chakra sacro normalmente é suprimido por várias doutrinas espiritualistas ocidentais, muito presas à condicionamentos antigos sobre sexualidade. Muitas delas colocam o chakra esplênico em seu lugar. O motivo disso é simplesmente o tabu em relação à questão sexual. É um absurdo, mas alguns autores de livros chegam a trocar o nome dos dois chakras, chamando o esplênico de sacro ou o sacro de chakra do baço. Alguns chegam mesmo a tirar o bija-mantra do sacro e colocá-lo no baço, que nem mesmo tem bija-mantra em sânscrito.

Os orientais não sofreram a repressão sexual imposta aqui no Ocidente pelo Cristianismo. Daí, não hesitaram em classificar o chakra sexual como um dos principais centros de força do campo energético. Porém, consideraram o chakra do baço apenas como um centro de força secundário. É por isso que eles falam em sete chakras principais. Aqui no Ocidente, também fala-se de sete chakras principais, mas costumam exonerar o chakra sexual da classificação e colocar em seu lugar o chakra do baço.

O chakra do baço é importante na questão da absorção de vitalidade para o corpo, mas não é um dos centros principais. É apenas um repositor energético que ajuda o chakra cardíaco a distribuir a energia pela circulação do sangue. Por isso, ele nem mesmo é mencionado na tradição iogue como um centro importante.

No corpo físico o baço é uma víscera situada ao lado esquerdo do estômago, logo abaixo das costelas esquerdas. Retém células mortas da corrente sangüínea e as destrói. Também produz glóbulos vermelhos e brancos e transporta nutrientes para as células, via corrente sangüínea. Na medicina chinesa, ele é considerado junto com o estômago como um orgão só, associado ao elemento terra.

Em resumo, o chakra sacro é no baixo ventre. O chakra esplênico (derivado do inglês: "spleen": "baço") é no baço. São chakras diferentes mesmo.

Há muito mais chakras do que os sete principais.

Há chakras secundários nas palmas das mãos, plantas dos pés, pulmões, fígado, estômago, orelhas, mandíbulas, ombros, joelhos, entre as escápulas (omoplatas) e espalhados por todo corpo. E, em escala menor, pode-se dizer que para cada poro do corpo há um pequeno chakra em correlação direta no campo vibratório correspondente.

Bija-mantra (do sânscrito: "Núcleo vibratório de um mantra"; "Mantra-semente"; "Senha vibratória para evocação de uma determinada freqüência espiritual").

Isso é só uma síntese. Há muito mais a considerar, tanto na parte teórica, como na parte prática de exercícios ativadores dos chakras.

As variações das cores dos chakras, o número de pétalas (raios), suas funções vitais, os parachakras (chakras do corpo espiritual), o ectoplasma, enfim, há muito a estudar nessa área.

O chakra coronário tem 972 pétalas (raios), sendo 960 na parte periférica e mais 12 raios em seu núcleo central (960 + 12 = 972). Por motivos esotéricos, os iogues arredondaram logo para 1000 pétalas.

Brahmarandra (do sânscrito: "Portão de Brahman"; "Portão de Deus").

É uma definição esotérica do orifício central (com suas 12 pétalas em estreita relação com o chakra cardíaco) do chakra coronário. É por isso que vários iogues narram projeções de consciência através do topo da cabeça. Eles fazem a kundalini ascender pelo nádi sushumna (conduto sutil principal que sobe pelo centro energético da coluna) e "esguichar" energeticamente pelo alto da cabeça. É a saída consciente pelo Brahmarandra. Em alguns casos, há também a ativação da glândula pineal no processo.

RAM (do sânscrito: "Bija-mantra do chakra manipura").

Além de ser o bija-mantra do chakra umbilical, RAM é a abreviatura do nome do sétimo avatar de Vishnu: "Rama" (Ramachandra). É um mantra de considerável poder. Também significa "Virtude".

Kundalini (do sânscrito: "Enroscada"; "Fogo Serpentino"; "Shakti").

É a energia que entra no campo energético por intermédio do chakra básico. É também chamada genericamente aqui no Ocidente de energia telúrica (energia da terra) ou geoenergia. Contudo, essa definição ocidental é muito pobre. Os orientais, notadamente os hindus, tibetanos e chineses antigos (taoístas), aprofundaram-se bastante no estudo dessa energia. Há muito mistério em cima desse tema, principalmente por parte de gnósticos e iogues. Há também muita leviandade e ignorância das pessoas quando falam nisso. Muitos querem o despertar da kundalini sem sequer conhecerem o mecanismo dos chakras e dos nádis. Mas, os piores são aqueles que querem tratar disso sem nenhum amor ou crescimento espiritual compatível com tal empreitada consciencial.

DIÁLOGOS COM O IRMÃO RONALDO

Esse espírito que se denomina Ronaldo tem grandes conhecimentos sobre os chakras e, por ter sido médico em sua última encarnação, dá belas explicações da ligação do sistema de chakras e seus cordões com o equipo físico do ser humano. Por isso transcrevo algumas perguntas respondidas por esse abnegado terapeuta espiritual da Seara do Bem.

Procurei separar as questões por assuntos para facilitar a compreensão dos mesmos.

ROTAÇÃO E LIMPEZA DOS CHAKRAS

A ativação dos chakras se dá no mesmo sentido, tanto para os homens quanto para as mulheres?

No que se refere à rotação dos chakras, certamente passaremos aos irmãos, informações que diferem daquela apresentada pela literatura existente em seu plano.

E para facilitar seu entendimento, começaremos pelo estudo do chakra básico. Este chakra, assim como os demais, é composto por várias camadas energéticas nas quais podemos observar pequenos vórtices que, unidos, formam o centro de energia denominado chakra.

Cada um desses pequenos vórtices tem uma rotação diferente. Como esses vórtices se unem para formar o chakra básico, as várias rotações se combinarão e esse chakra terá a rotação no sentido anti-horário o que facilitará a captação das energias da terra. Sendo assim, quando o chakra básico estiver muito aberto, denotando que o indivíduo está envolvido com o plano terrestre em detrimento do plano divino, é preciso fechá-lo. E para isso, alteramos sua rotação para o sentido horário até que ele retome o equilíbrio necessário.

O sentido de rotação dos chakras é variável. No entanto, até o chakra umbilical, todos giram no sentido anti-horário, tanto nos indivíduos do sexo feminino quanto nos indivíduos do sexo masculino.

Já o chakra cardíaco, pode apresentar-se harmônico em ambas as rotações, horária ou anti-horária. Aqui importam as manifestações emocionais vivenciadas pelo espírito encarnado e não a sua polaridade. Para harmonizá-lo, basta impor a mão sobre a região do corpo físico correspondente a ele.

Os três chakras superiores, laríngeo, frontal e coronário, normalmente, giram no sentido horário. Posicionam-se na mesma linha vertical, e a velocidade de rotação do chakra coronário supera a velocidade dos outros dois chakras juntos.

Uma desarmonia em um dos chakras superiores se refletirá em desequilíbrio nos demais, Quando, por exemplo, existe uma desarmonia no chakra laríngeo, existirá uma desarmonia no chakra coronário. O mesmo não ocorre com o chakra frontal, uma vez que ele parece se destacar da estrutura do Duplo Etérico. Assim, suas desarmonias dificilmente afetam os demais chakras., todavia ele pode ser afetado por desarmonias decorrentes de outros centros energéticos. Aqui verificam-se os casos de espíritos que utilizaram de forma negativa sua capacidade mental, prejudicando seus semelhantes para alcançar seus objetivos egoístas. São os magos negros que tem o chakra frontal em profundo desequilíbrio, bem como um chakra básico em tamanho desproporcional. Mesmo assim, esses indivíduos poderão apresentar os demais chakras equilibrados em sua estrutura.

Chama Violeta para a purificação dos Chakras

Eu sou um Ser de Fogo Violeta! Eu Sou a Pureza que Deus Deseja!

a) Meu coração é um chakra de fogo violeta, meu coração é a pureza que Deus deseja!

b) Meu chakra laríngeo é uma roda de fogo violeta, meu chakra laríngeo é a pureza que Deus deseja!

c) Meu plexo solar é um sol de fogo violeta, meu plexo solar é a pureza que Deus deseja!

d) Meu terceiro olho é um centro de fogo violeta, meu terceiro olho é a pureza que Deus deseja!

e) Meu chakra da alma é uma esfera de fogo violeta, minh’alma é a pureza que Deus deseja!

f) Meu chakra coronário é um lótus de fogo violeta, meu chakra coronário é a pureza que Deus deseja!

g) Meu chakra da base é uma fonte de fogo violeta, meu chakra da base é a pureza que Deus deseja!

(Decretos da Summit Lighthouse)

Como proceder na limpeza dos chakras?

O ideal numa limpeza de chakras é a intuição para saber qual a cor a ser utilizada. Depois a visualização desta cor no sentido da rotação do chakra e, finalizando, a mesma cor no contido contrário para a exclusão das energias negativas, voltando a girá-lo no sentido real para que fique harmonizado.

Quando o paciente apresenta um problema mais complexo e que se perpetua durante meses ou até mesmo alguns anos, há necessidade de uma limpeza dos chakras através dos cordões dos mesmos. Isso se explica pelo fato de que os cordões dos chakras possibilitam a energização daqueles pequeninos vórtices que formam cada camada do chakra.

Para limpeza dos cordões existem cores específicas?

Para cada paciente é preciso observar as cores que deverão ser utilizadas. Mas, de modo geral pode-se utilizar as mesmas cores vibradas para a limpeza simples dos chakras.

OS CORDÕES DOS CHAKRAS E AS LIGAÇÕES AMOROSAS

Quando estamos nos relacionando com as pessoas, nossos sentimentos podem nos unir como também podem nos separar.

Nos relacionamentos afetivos, as ligações tornam-se muito intensas, sendo assim poderemos observar que entre os participantes dessas relações haverão cordões fluídicos ligando um ou alguns dos seus chakras numa constante troca energética.

Observando a situação de dois indivíduos que mantiveram uma relação afetiva durante 20 anos terrenos e manifestavam grande apego um ao outro. Após o desenlace carnal de um dos cônjuges, poderemos observar, além dos cordões de ligação normais dos chakras, alguns "cordões extras" ligando os chakras do homem aos da mulher. Se esta ligação persistisse, o indivíduo que permaneceu encarnado manifestaria grande desgaste energético que poderia resultar em problemas cardiovasculares dos mais simples aos mais graves. No caso de acontecer o desligamento desse cordão extra, que normalmente está ligado no chakra cardíaco e o cônjuge encarnado não consegue se ligar afetivamente a outra pessoa e permanecer vibrando a necessidade de ter por perto o ex-companheiro, esse cordão "sem utilidade" ligar-se-á a outro chakra produzindo perda energética constante.

Essa mesma explicação encontra validade nos casos de separações conjugais nas quais um dos cônjuges permaneça inconformado.

Quando há uma relação afetiva positiva e equilibrada, poderão haver cordões extras que se perpetuem de uma para outra encarnação. Já quando existiu tamanho equilíbrio a ponto de ambos sentirem-se recompensados, esse cordão é "recolhido" e sua vibração continuará existindo até que se encontre outra criatura com a qual se possa compartilhar a afetividade.

OS CHAKRAS E AS DESARMONIAS FÍSICAS

Quando os dois chakras localizados na altura das maçãs do rosto estão bloqueadas ou manifestam acúmulo de energias negativas, o indivíduo poderá apresentar no corpo físico, rinite, sinusite e outras dificuldades relacionadas com a face, inclusive alguns problemas dentários decorrentes que também estariam relacionados com o chakra básico (captador das energias telúricas).
Casos de microencefalia são decorrentes de anomalias ou desordens nos seguintes chakras: Chacra da nuca (o oitavo chakra), chakra coronário e nos chakras das supra-renais. Esses últimos estariam super-desenvolvidos e por esta razão causariam desequilíbrios.

Fonte:http://www.umbandacomamor.com.br/chakras/indice.html


Um comentário:

Agradecemos a sua participação!