Teste das bonecas e as questões raciais (Reflexão)


Trechos de uma reportagem especial da rede norte-americana CNN sobre questões étnico-raciais aos olhos de crianças americanas.

O teste das bonecas foi criado pelo Dr. Kenneth Clark em 1939, com base no racismo. Ele pediu às crianças afro americanas que escolhessem entre uma boneca negra e uma boneca branca. Clark concluiu que a grande maioria das crianças escolhia a boneca branca, dizendo que era a mais simpática. Desde então este teste já foi realizado por várias identidades como Kiri Davis em "A Girl Like Me" (Uma menina com eu) e as conclusões foram semelhantes. Porque razão isto ainda acontece? Estereótipos? Racismo? Problemas de Auto-Estima?

Outro teste também foi realizado seguindo a mesma linha, mas com uma particularidade diferente: o tipo de cabelo.

Um bom vídeo para avaliarmos como estamos educando nossas crianças. Uma boa reflexão que nos faz tomar a iniciativa de conversamos com nossos filhos e testemunhar se eles estão sendo influenciados negativamente pela nossa sociedade de forma velada e segregadora. É uma boa oportunidade para mostramos a eles que o separatismo, seja ele econômico, religioso, social, etc. é um comportamento preconceituoso, que só faz distanciar o ser humano do caminho do amor, da fraternidade e da evolução. Pensemos nisso!








Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradecemos a sua participação!