Problemas pessoais (Joanna de Ângelis)

"No mundo tereis tribulações; mas tende bom ânimo, eu venci o mundo".
- João: 16-33.

Os teus são problemas iguais aos de todas as pessoas. Por mais te creias infeliz, há outros que jazem em grabatos de maiores dores ou que estão encurralados em sombras mais espessas.

Mesmo que teimes em ignorar, desfilam ao teu lado na passarela da ilusão os campeões do infortúnio e brilham nas disputas sociais os ases do sofrimento sob cargas de desespero que não suportarias.

Os teus são os problemas do quotidiano, que todos experimentam, mas que se avolumam e agravam por leviandade ou rebeldia da tua parte.

Não desconheces que o renascimento é condição impostergável e que ele é exigido a todos os Espíritos endividados para benefício deles mesmos. Ao revés de punição é precioso auxílio que lhes faculta liberação dos pesados débitos contraídos nos dias da ignorância.

Nenhum de nós tem estado isento de ressarcir... Trânsfugas da reta conduta, somos o que merecemos. A exceção única é Jesus, nosso Modelo e Guia. Mesmo assim, Ele enfrentou problemas sobre problemas até o triunfo na Ressurreição...

A semente que se beneficia e se desdobra no solo fértil enfrenta o problema da terra que a esmaga.

O rio contarolante, que esparze linfa preciosa para a manutenção da vida, experimenta o problema do leito em que corre.

A ave, que chilreia e adorna a natureza, padece o problema da subsistência e do agasalho.

A flor, que aromatiza, sofre o problema do inseto que lhe suga a vitalidade e a fecunda com outro pólen.

A vida em todas as manifestações é uma sucessão de testes e exames a que são submetidos os aprendizes da evolução.

Poupa os teus amigos à litania improdutiva dos teus problemas. Eles também os têm, conquanto não se queixem aos teus ouvidos.

Medita as lições evangélicas e supera-te, banhando teu espírito no precioso lenitivo da mensagem sublime.

Quando, porém, as tuas dificuldades se fizerem maiores e os teus problemas se tornarem mais difíceis de serem suportados, em atitude de respeito ao teu amigo ou irmão, busca narrá-los com seriedade, sem as complicações do pieguismo nem as rebeldias da alucinação, ouvindo-lhe, depois, os conselhos, as sugestões, as boas palavras. Se te convierem ou não as diretrizes recebidas toma o caminho que melhor te aprouver.

Evita azorrogar a bondade dos que te escutam com a imposição do que pensas ou a exigência do que desejas. Não desconsideres o teu interlocutor, gerando debate ou desídia. Teu ouvinte é, também, - não te esqueças, -,alguém que luta e sofre sob maior quota de resignação e paciência, digno, portanto, de ser amado e acreditando em ti.

Na via dolorosa, ante as mulheres que O choravam, Jesus advertiu: "Filhas de Jerusalém: não choreis por mim, mas chorai por vós mesmas e por vossos filhos...", caracterizando a necessidade da reflexão e do robustecimento de ânimo de cada um para o invariável compromisso de enfrentar e liberar-se de problemas.

“O Espiritismo dilata o pensamento e lhe rasga horizontes novos. Em vez dessa visão, acanhada e mesquinha, que o concentra na vida atual, que faz do instante que vivemos na Terra único e frágil eixo do porvir eterno, ele, o Espiritismo, mostra que essa vida não passa de um elo no harmonioso e magnífico conjunto da obra do Criador.” (Allan Kardec, “O Evangelho Segundo o Espiritismo” – Cap. II, item 7).

Joanna de Ângelis;
Psicografia: Divaldo Pereira Franco;
Do livro: Florações Evangélicas.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradecemos a sua participação!