5º Festival de Cinema Transcendental (20 e 23 de Maio, no Cine Brasília 106/7 SUL)


Será realizado o 5º Festival de Cinema Transcendental, entre os dias 20 e 23 de Maio, no Cine Brasília.

Dentro do evento também é feita a Mostra Competitiva de Curta Metragem, com a temática espiritualidade e metafísica, cuja data limite para inscrição é 10 de maio.

Coordenado pelo produtor audiovisual Lucas de Pádua, o Festival tem o objetivo de contrapor a temática muitas vezes negativa do cinema tradicional, com obras da sétima arte focadas em mensagens de paz e união.

Independente de religião, todas elas têm espaço dentro da programação.

“Realizar o Festival em um espaço público é fundamental para que levemos a mensagem para muitas pessoas, independente da crença de cada um. Queremos atingir a todos, independentemente do credo”, afirma Lucas.

Segundo Lucas, um dos principais motivadores para realização do Festival é justamente viabilizar uma experiência mais positiva no cinema, levando mensagens de reflexão e paz.

Uma extensão deste processo é o trabalho social: os ingressos não são vendidos, são trocados por alimentos, e posteriormente doados a instituições de caridade. “Somando as quatro edições já foram arrecadadas mais de oito toneladas de alimentos, e para a quinta edição, temos a meta de 2,5 toneladas, e para este total queremos colocar uma média de 500 pessoas por filme”, explica o produtor.



Já foram confirmadas a exibição de cinco filmes:

Frei Galvão, o Arquiteto da Luz (documentário, 2013, 70 min.), roteiro e direção de Malcolm Forest;

Data Limite Segundo Chico Xavier (documentário, 2014, 63 min.), direção de Rebeca Casagrande, Juliano Pozati e Fabio Medeiros;

Happy, the movie (documentário, 2011, USA, 73 min.), escrito e dirigido por Roko Belice,

Nos passos do Mestre (documentário, 2014), dirigido por de André Marouço, e por fim,

O Povo Dourado Somos Todos Nós (documentário, 1h03), dirigido por Cecilia Engels, Daniela Perente e Felipe Kurc.


Mostra Competitiva de Curta Metragem 

Para a Mostra Competitiva de Curta Metragem serão aceitos vídeos finalizados a qualquer data, com até 25min de duração, nas categorias Ficção e Documentário e, realizados nos formatos digital ou 35mm, exigindo-se, de cada realizador, cópia em DVD que será enviada à coordenação do evento para a pré-seleção até o dia 10 de Maio de 2015.

Da Mostra Competitiva de Curta Metragem poderão participar realizadores nascidos no Brasil, naturalizados ou residentes no país há mais de 02 anos em situação legal. Cada diretor poderá inscrever até 3 (três) vídeos para a Pré-Seleção da Mostra Competitiva de Curta Metragem, vedando-se a participação de trabalhos que caracterizem promoção institucional e/ou empresarial.

Os trabalhos inscritos deverão estar acompanhados de fotos, release, cartazes, currículo do realizador, roteiro e outros dados importantes para a formatação do catálogo do Festival e para a divulgação dos mesmos na imprensa. Cada concorrente deverá enviar, juntamente com o(s) trabalho(s), a ficha de inscrição preenchida, que poderá ser encontrada na Internet em www.cinematranscendental.com.br.

Os vídeos e dados de Identificação deverão ser enviados até o dia 10 de Maio de 2015 (data de postagem) para: Lar dos Velhinhos Maria Madalena - Aos cuidados de Claiton de Freitas (diretoria) - SMPW, Quadra 03 AE 1 e 2 Park Way - Cep: 71.735-090 - Brasília–DF.

As cópias em DVD inscritas estão automaticamente autorizadas a serem veiculadas, em no máximo 1/3 de sua duração, em campanhas de divulgação do evento.

A Comissão Organizadora indicará os membros que comporão o Júri de Pré-Seleção (Comissão de Seleção) e o Júri Oficial (Comissão Julgadora) da Mostra Competitiva de Curta Metragem, os quais serão escolhidos entre pessoas de reconhecida competência no campo audiovisual, envolvidas principalmente com vídeo e cinema.

Os premiados, escolhidos pelo Júri Oficial e Júri Popular, receberão o TROFÉU LUZ. A premiação, que acontecerá no dia 23 de Maio de 2015, domingo, em Brasília, se dará nas seguintes categorias: Melhor Curta do Festival, Melhor Direção, Melhor Roteiro, e ainda os espectadores presentes ao evento escolherão o Melhor Curta do Júri Popular, dentro da Mostra Competitiva.

Serviço:

5º Festival de Cinema Transcendental - Brasília (DF) - De 20 a 23 de Maio de 2015.

Local: Cine Brasília EQS 106/107 (Asa Sul)

Ingresso: 2kg de alimento não perecível

Informações ao público: (61) 8288-2725 (Claiton de Freitas)



Assessoria de Imprensa:

Marcos Linhares – 61 8405-8290
Vítor Ferns – 61 9200-7710
Gustavo Cordeiro – 61 8146-2676

Fonte:http://www.cinematranscendental.com.br/index.php?option=com_content&view=article&id=140&Itemid=2 















Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradecemos a sua participação!