Você tem medo de quê?

Qual é o seu medo? Medo de tomar decisões? De falar em público? De adoecer? Da solidão? De envelhecer? De perder um ente querido? De dirigir? De errar? De morrer? Ou de viver? Ou será que você tem medo de ter medo?

Todas as pessoas têm medo de algo ou de alguma coisa, pois faz parte do ser humano sentir medo. Há, porém, medos nocivos, que precisam ser vencidos, e medos saudáveis, necessários a nossa sobrevivência, porque preservam a nossa integridade.

Muitas podem ser as causas que levam alguém a ter medo, entre elas a insegurança, a rotina, os traumas, as culpas, uma educação deficiente; também o medo pode possuir causa em outra vida ou ser o resultado de uma obsessão.

Seja qual for a origem, é sempre no interior de cada ser humano que está a chave para superar o medo. Cada espírito, encarnado ou desencarnado, possui uma força interior que, transformada em energia e coragem, auxilia a superar os desafios.

Mas como encontrar essa força, essa coragem? Com determinação e vontade é possível incorporar novas ideias, ou transformar positivamente as antigas, mudando, consequentemente, as atitudes. 

Nesse processo de autodescobrimento, a meditação, as leituras edificantes, a prece e uma visão positiva dos acontecimentos auxiliam a compreender que cada um é um ser especial, com qualidades, dificuldades e caminhos próprios, buscando sua evolução como espírito imortal. 

Através da fé raciocinada, a Doutrina Espírita esclarece que a alma sobrevive ao corpo, que Deus deu a cada espírito o livre arbítrio para mudar atitudes, escolhendo o seu caminho evolutivo; também facilita a compreensão de que a Justiça Divina oferece a cada ser espiritual aquilo que ele necessita e merece, ao mesmo tempo que dá novas oportunidades de acertar e evoluir no bem a cada nova encarnação. 

Viver com medo é pior do que enfrentar o medo. Só é possível superar o medo enfrentando-o, fazendo aquilo que se receia. E é agindo, que cada indivíduo descobre que é CAPAZ! 

Não tenha medo de mudar de atitude, de vencer o medo! 

Com amor, fé em Deus e em si mesmo é possível viver sem medo de ser feliz! 

Baseado em Palestra de Izaias Claro

Fonte:http://searadomestre.com.br/voce-tem-medo-de-que/




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradecemos a sua participação!